1º Encontro de Astrologia Sesc – Santos
O 1º Encontro de Astrologia que ocorreu no Sesc de Santos em 1990 nasceu da necessidade que tinha de ampliar e divulgar esse conhecimento, pois desde 1985 eu já ministrava aulas nessa unidade em diversos formatos da época: básico, intermediário e avançado.
Lembro que a procura anual era sempre muito grande com turmas de 40 a 50 pessoas por classe e o que favorecia muito na época é que o Sesc oferecia valores acessíveis não só para sócios como para usuários (não sócios).
No total foram 11 Encontros com astrólogos de todas as partes do país e do exterior que estavam morando no Brasil. Infelizmente alguns profissionais deste e dos futuros Encontros, que serão postados aqui, já desencarnaram.
Modéstia à parte, sempre um sucesso de público com palestras e profissionais de ponta. E o interessante é que no começo as conferências eram de 1h30, quase um minicurso e depois fui incluindo mais astrólogos nos eventos e tive que diminuir o tempo. Já nos eventos dos anos posteriores havia uma palestra de abertura na sexta-feira com um tema de mais impacto com livre acesso do público e nos demais dias palestras de 1 hora. Em alguns anos o sábado pela manhã era dedicado a um curso rápido.
Aqui vale uma explicação: as filmagens foram realizadas de forma caseira, com uma filmadora simples, mas o objetivo era somente para registro e para que eu pudesse assistir depois do evento, pois não me sobrava muito tempo tendo que administrar vários detalhes.
A máquina era emprestada de uma querida amiga chamada Christina Loyo e quem pilotava era outra querida, que também era aluna, Adelaide Mendes (falecida).
Mas preciso destacar que tive ao meu lado coordenando todos esses eventos a mão forte do Sesc na época, a saudosa Deize Cabral de Mello. Ela sempre creditou e acreditou nos Encontros e deu todo o suporte técnico interno necessário para que pudéssemos sempre fazer um grande evento.
E, claro, agradeço imensamente ao Sesc de Santos por ter aberto as portas para a Astrologia e ter acreditado por 18 anos na seriedade do meu trabalho como profissional e também a todos os veículos de comunicação que sempre foram tão parceiros para que eu pudesse falar sobre Astrologia.
Nessa época ainda não existia a Escola Santista de Astrologia (1997) em parceria com minha querida Márcia Bernardo que também sempre esteve ao meu lado.
E também agradeço imensamente aos alunos que estão pelo mundo afora.
George Jorge